Teve início hoje (sexta-feira) o Treinamento de Relações Humanas em Clínica Transfusional, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde através do Hemopi, em parceria com a Hemorrede Nacional do Ministério da Saúde e a Coordenação Nacional da Política.
Estão participando do treinamento cerca de cem profissionais do Piauí e Maranhão. São médicos hematologistas, bioquímicos, enfermeiros e assistentes sociais. O treinamento é composto de oito módulos e durará dezesseis semanas.
Na abertura do curso, a doutora Helenice Defun, coordenadora do comitê de qualidade de recursos humanos do Ministério da Saúde e Hemorrede fez a abertura do evento, expondo o que serão discutidos e repassados nos módulos. “A importância desse treinamento de hemoterapia é resgatar a felicidade dos talentos internos que trabalham no dia a dia pela qualidade do sangue para conseguir tornar feliz o dia a dia dos talentos externos que são os elementos da sociedade. Para que nós possamos atender o paciente do SUS e o paciente de modo geral de modo satisfatória nós temos que capacitar, dar conhecimento técnico e dar vazão aos conhecimentos humanos para que o profissional possa trabalhar com qualidade e com felicidade. Nós não podemos transformar o trabalho num castigo, nós devemos transformar o trabalho no desenvolvimento de uma arte”, ressalta.
Para a assessora da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, Carmem Nogueira, o treinamento irá refletir na qualidade do trabalho e conseqüentemente no serviço oferecido à população. “Esse treinamento faz parte de um processo de educação continuada do Ministério da Saúde e dará ferramentas para os funcionários do hemocentro, que já são qualificados. O treinamento vai garantir que eles possam atender cada vez melhor, sabendo como melhor resolver problemas na área de hematologia”, explica Carmem.
A diretora do Hemopi, Lúcia Brasil fez questão de ressaltar que o treinamento é inédito no Piauí e que sua realização foi uma grande conquista. “Há mais de dez anos tentávamos trazer um curso como esse para os nossos funcionários e outros profissionais que trabalham com hemoterapia no nosso estado. Estamos muito satisfeitas em poder trazer alguns dos melhores profissionais do país para ministrar o treinamento”, destaca a diretora.