O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) convoca hospitais e clínicas já conveniados a renovarem seus contratos para fornecimento de serviços de hemoterapia. A diretora geral do Hemopi, Lúcia Brasil, declarou que o contrato é importante para que estas instituições tenham direito a receber o sangue a ser transfundido.
Esse contrato é uma determinação antiga do Ministério da Saúde e tem sustentação na Lei 8.666/93 e Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 343/ANVISA/Ministério da Saúde.
"O Hemopi não tem interesse em punir nenhuma instituição que não regularizar sua situação junto ao órgão. Todavia, como o Hemopi trabalha com estoque limitado de sangue, será dada prioridade àquela instituição que estiver com a situação regularizada em relação ao contrato", frisa a diretora geral do Hemopi, Lúcia Brasil.
Ela destacou que o nível de conscientização da população quanto à doação de sangue para o Hemopi está melhorando. Três fatores têm contribuído para esse avanço: a participação da mídia e o interesse das escolas e dos grupos organizados da sociedade, solicitando palestras educativas e promovendo campanhas de coletas de sangue.
O Hemopi implantou curso de treinamento e especialização de Recursos Humanos em Clínica Transfusional, dirigido aos profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, biomédicos, biólogos e assistentes sociais dos hemocentros dos estados do Piauí e Maranhão. No momento, 110 profissionais estão participando desse curso e serão multiplicadores de conhecimentos nas áreas de hematologia e hemoterapia.
Maiores informações através dos telefones 221 8319 e 221 8320