A Secretaria Estadual de Saúde, através do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (PROSAR) está realizando no auditório da Escola Fazendária, a Oficina de Educação Sanitária, que tem como objetivo capacitar técnicos do Prosar e do Núcleo de Educação Sanitária da Sesapi (NES), para serem multiplicadores das ações instituídas para o trabalho de educação em saúde, que será implantado nas comunidades atendidas pelo Prosar.
De acordo com a consultora do Prosar, Lúcia Vilarinho, os multiplicadores irão repassar as ações para agentes comunitários de saúde, agentes da comunidade, professores de Ensino Fundamental, locutores das rádios locais, comissões de saneamento das associações fundadas pelo Prosar em cada comunidade. Eles irão administrar as atividades em todas as comunidades.
Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas durante a Oficina de Educação Sanitária estão: Preparação de apresentação dos conceitos “Saber” Popular”, “Saber Escolar”, Educação”, “Educação em Saúde”, “Educação Sanitária” (Grupo expositor e grupo observador), Oficina Ampliada de Educação Sanitária e Oficina de Capacitação dos Agentes Comunitários.
O Dia do Saneamento consta entre as atividades que serão realizadas pelos multiplicadores e tem como foco de atenção especial, o arrastão da limpeza, apresentação dos programas da atenção básica, da Secretaria de Saúde (tabagismo, alcoolismo, drogas, tuberculose, hanseníase, DSTs, etc.)
Uma das participantes da Oficina de Educação Sanitária, a coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Monika Barjud Amorim, ressalta que a oficina trabalha numa linha de metodologia participativa.
“ Essa metodologia proporciona os técnicos, uma garantia de participação ativa da comunidade, no processo de educação sanitária e tem ainda o papel de acompanhar e orientar a comunidade na pratica das ações de educação sanitária”, enfatiza Monika.
Para o assistente social do Prasar, André Luis, a Oficina de Educação Sanitária tem dois pontos de fundamental importância, para o melhor desempenho do trabalho junto as comunidades. Segundo ele, a integração das equipes de profissionais e o preparo para o trabalho de campo são fatores preponderantes.
“ Estamos construindo uma metodologia de ação para a educação sanitária” , observa André Luis, acrescentando que toda essa proposta realizada durante a oficina é uma inovação.
O QUE É O PROSAR
O Prosar é resultante de uma cooperação financeira oficial entre Brasil e Alemanha, através de um convênio estabelecido entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e o banco alemão KFW. O programa tem como objetivo contribuir de forma sustentável para a melhoria das condições de saúde na área de atuação, visando o atendimento da população com água potável e eliminação dos dejetos através do sistema de esgotamento sanitário e/ou fossas sépticas.
Mais informações: 216-3550 ou 9452-1681 (Lúcia Vilarinho/ consultora do Prosar )