A Secretaria Municipal de Parnaíba está promovendo a Oficina de Prevenção as DST/AIDS e Cidadania para Profissionais do Sexo, hoje e amanhã. O evento faz parte da programação do Projeto “Noite de Vênus” coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do CTA de Parnaíba. A oficina visa treinar 30 profissionais do sexo para adotarem práticas sexuais seguras usando corretamente o preservativo em todas as relações sexuais como também procurando resgatar a auto-estima e estimular a participação para o exercício pleno da cidadania. A profissional do sexo, Edilene Silva, 26 anos, já participa do Projeto há 3 anos e fala da importância do uso do preservativo. “A utilização do preservativo além de contribuir para evitar doenças, evitar o vírus HIV, contribui também para evitar uma gravidez indesejável”. “Mocinha” como é mais conhecida Edilene Silva, diz que já usa o preservativo há 3 anos e que nesse período não contraiu nenhuma DST. Mocinha também é multiplicadora do Projeto Noite de Vênus e visita os prostíbulos de Parnaíba, incentivando o uso da camisinha e orientações como se prevenir das DST e AIDS. A Coordenadora do CTA, Alice Vitória, disse que essa é a segunda oficina para as profissionais do sexo, onde já foram treinadas 25 e conta atualmente com 3 multiplicadoras. Segundo ela, o objetivo da oficina é formar novos multiplicadores para atuarem nas áreas de prostituição. O Projeto Noite de Vênus também realiza Oficinas de Prevenção as DST/AIDS e gravidez na Adolescência com o objetivo de prevenir a prostituição nesta faixa etária.