No próximo dia 21 começa a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todo o Estado. De acordo com a consultora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Laura Bertollo, é importante que haja uma mobilização por parte das mães para levarem seus filhos, com idade de 0 a 4 anos, para se vacinarem nos postos de saúde.
Segundo a consultora, que está em Teresina desde a semana passada acompanhando os trabalhos da Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde, a campanha envolve a segunda etapa da vacinação contra a pólio e a campanha de seguimento contra o sarampo, que acontece de quatro em quatro anos. “É importante que as crianças sejam vacinadas porque é aquela gotinha que vai impedir que a criança tenha a doença”, comenta Laura.
Vale lembrar que o Dia D da campanha será no próximo dia 21, mas a campanha prossegue até o dia 03 de setembro, sendo que a meta é vacinar mais de 17 milhões de crianças no país e 313.139 crianças no Piauí, sendo que deverão ser vacinadas 60.342 crianças menores de um ano e 252.797 crianças com idade entre 1 a 4 anos.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, todo o material a ser utilizado durante a campanha em todo o Estado já foi distribuído e os municípios podem usar estratégias diferentes. “As vacinas e todo o material de divulgação da campanha já estão em poder dos municípios, sendo que em alguns deles a vacinação já começou. Vale ressaltar que todos os municípios do estado têm até o dia 10 para encerrar a campanha e apresentar os resultados”, comenta.
Damasceno ressalta que as crianças que tiverem entre 1 a 4 anos de idade além da vacina contra a pólio, receberão também a dose da tríplice viral, vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola. “Para que a campanha de vacinação seja um sucesso, é importante que as mães não deixem de levar seus filhos aos postos de vacinação”, alerta.
Mais informações: Damasceno 216- 3555, 216-3605 e 9991-2609