O Ministério da Saúde realizará no próximo sábado a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Este ano a novidade é que a campanha se estenderá por 15 dias, terminando em 3 de setembro. No Piauí, serão 2501 postos de vacinação para imunizar as crianças com idades de 1 mês a 4 anos contra a pólio; e de 12 meses a 4 anos contra o sarampo. Ao todo, 2100 veículos trabalharão nesta campanha, que envolverá 5002 pessoas, entre técnicos da Sesapi e das secretarias municipais de saúde. É importante que os pais ou responsáveis, ao levarem seus filhos para se vacinar, estejam munidos do cartão de vacinação. Caso o documento esteja desatualizado, serão aplicadas também as vacinas que faltam. Entretanto, as doses contra a pólio e o sarampo serão aplicadas mesmo sem o cartão. A meta da campanha é imunizar mais de 17 milhões crianças contra a pólio e 13,7 milhões contra o sarampo em todo o país. No Piauí, a meta é vacinar 313.139 crianças, sendo que deverão ser vacinadas 60.342 crianças menores de um ano e 252.797 crianças com idade entre 1 a 4 anos. Para isso, o Ministério da Saúde está investindo cerca de R$ 103,5 milhões. Números da primeira etapa De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a pólio, que foi realizada em junho, foi bastante positiva, sendo que no Estado a cobertura de vacinação foi de 94,95%. Entre as crianças menores de 1 ano a cobertura chegou a 99, 11% e nas crianças com faixa etária entre 1 a 4 anos, a cobertura vacinal foi de 93, 97%. Um total de 297.326 crianças foram vacinadas em todo o Estado na primeira etapa.