O Governo do Piauí está investindo cada vez mais em ações que beneficiam os trabalhadores. Na área da saúde não poderia ser diferente e uma das maiores prova disso é o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), que será inaugurado nesta sexta-feira, às 10h. Criado para atender os trabalhadores vítimas de doenças ocasionadas pelo trabalho, o CEREST do Piauí sai na frente e também atua na área de prevenção das doenças. Por esta e por outras razões, o Ministério da Saúde escolheu o centro do Estado para ser um modelo a ser seguido pelos demais centros do país. Para o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a implantação do centro é de extrema importância, uma vez que, a partir de agora, os trabalhadores do Estado contam com um espaço que oferece não só ajuda na solução de casos de acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho, mas também atua na área preventiva. “As ações a serem realizadas pelo centro acontecem desde o momento em que o centro recebe a notificação do acidente ou doença relacionada ao trabalho. A partir deste momento serão feitos os encaminhamentos necessários”, observa o secretário. Bruno Figueiredo comenta que é importante que os trabalhadores notifiquem o centro ao sofrer qualquer agravo. “Pois só assim poderá ser providenciada a solução para este agravo”, explica. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Vieira, o local oferecerá vários tipos de trabalhos voltados aos trabalhadores, como terapia comunitária e medicina alternativa, além de projetos que trabalham a questão da voz e alimentação dos trabalhadores. Haverá também uma Comissão Intersetorial que englobará representantes da Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Ministério Público, Fetag, CUT, dentre outros. “Além disso, haverá ainda um advogado lotado no centro para orientar os trabalhadores no que diz respeito aos seus direitos junto à área trabalhista”, diz. O centro de referência à saúde do trabalhador funcionará diariamente das 7h às 22h, dando oportunidade tanto aos trabalhadores que tem vínculo empregatício quanto os que trabalham informalmente. Diferentemente do que acontece em outros estados, o centro de referência do Piauí atuará tanto na prevenção de doenças como no tratamento das mesmas. O QUE É O CEREST? O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), cujas ações são desenvolvidas através da Secretaria Estadual da Saúde atendendo de maneira integral a saúde dos trabalhadores do Estado. O QUE FAZ? O centro atende na área preventiva e assistencial aos trabalhadores com doenças relacionadas ao trabalho, de forma conjunta com a Rede Pública de Saúde do Estado, contribuindo para o trabalho do SUS. COMO FAZ? O centro recebe a notificação do acidente ou doença relacionada ao trabalho, fazendo os encaminhamentos necessários aos hospitais de referência do Estado. Na capital, os serviços de referência funcionam no Hospital Getúlio Vargas, Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, Hospital Infantil Lucídio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi), Laboratório Central do Estado (LACEN). Além disso, os serviços de referência podem ser encontrados nos Hospitais Regionais do Estado. QUEM PODE SER ATENDIDO? O CEREST atende todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público ou privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício. O centro funcionará de segunda a sexta, das 7h às 22h. SERVIÇOS OFERECIDOS AO TRABALHADOR O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador oferece vários tipos de serviços, como Atendimento em grupo, que é realizado sob a orientação de profissionais da equipe técnica, com objetivos terapêuticos, de reflexão sobre a relação trabalho/saúde, de resgatar a cidadania e direitos, procurando discutir em grupos os problemas e suas soluções. O trabalhador que procurar o centro poderá participar de cursos de capacitação, que são atividades educativas que irão beneficiar trabalhadores, dirigentes sindicais, profissionais de saúde e interessados. Todos estes cursos serão feitos em parcerias com outras instituições. Além disso, o centro oferecerá serviços de elaboração de material educativo e serviços de orientação nutricional, trabalhos com a voz, terapia de grupo, massagem, acunputura, orientação jurídica e atividades físicas, dentre outras, controlando os fatores de riscos à saúde desses trabalhadores. Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CEREST o interessado participa do Grupo de Acolhimento, que é onde acontecem as discussões e recebem orientações importantes da equipe de profissionais sobre o SUS, a Política de Saúde Estadual e o funcionamento do centro. Serviço: O Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador está localizado na rua Pernambuco, 2464. Bairro Primavera. (Próximo ao prédio da Vigilância Estadual da Saúde). Maiores Informações: 216-3660.