O Governador Wellington Dias e o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, inauguraram hoje o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Criado para atender os trabalhadores vítimas de doenças relacionadas ao trabalho, o centro também irá atuar na área de prevenção das doenças. “Por esta e por outras razões, o Ministério da Saúde escolheu o centro do Estado para ser um modelo a ser seguido pelos demais centros do país”, disse o secretário Bruno Figueiredo.
Para o governador Wellington Dias, a abertura do Cerest representa um momento histórico para os trabalhadores do Estado. “Espero que seja um espaço não só para atender os trabalhadores que já possuem alguma doença, mas principalmente que o centro propicie, aos trabalhadores do Estado, condições e informações necessárias para que tais acidentes sejam evitados”, disse o governador.
Segundo o secretário Bruno Figueiredo, a implantação do centro é de extrema importância, uma vez que, a partir de agora, os trabalhadores do Estado contam com um espaço que oferece não só ajuda na solução de casos de acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho, mas também atua na área preventiva. “As ações a serem realizadas pelo centro acontecem desde o momento em que o centro recebe a notificação do acidente ou doença relacionada ao trabalho. A partir deste momento serão feitos os encaminhamentos necessários. Daí a importância do trabalhador notificar o agravo ao centro”, observa o secretário.
Vale ressaltar que as atividades do centro só terão início a partir do dia 1° de setembro. É que até esta data os servidores que irão trabalhar no centro estarão passando por treinamentos que serão ministrados por técnicos do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Vieira, o local oferecerá vários tipos de trabalhos voltados aos trabalhadores, como terapia comunitária e medicina alternativa, além de projetos que trabalham a questão da voz e alimentação dos trabalhadores.
Haverá também uma Comissão Intersetorial que englobará representantes da Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Ministério Público, Fetag, CUT, dentre outros. “Além disso, haverá ainda um advogado lotado no centro para orientar os trabalhadores no que diz respeito aos seus direitos junto à área trabalhista”, diz.
O centro de referência à saúde do trabalhador funcionará diariamente das 7h às 22h, dando oportunidade tanto aos trabalhadores que tem vínculo empregatício quanto os que trabalham informalmente. Diferentemente do que acontece em outros estados, o centro de referência do Piauí atuará tanto na prevenção de doenças como no tratamento das mesmas.
Serviço:
O Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador está localizado na rua Pernambuco, 2464. Bairro Primavera. (Próximo ao prédio da Vigilância Estadual da Saúde). Maiores Informações: 216-3660.