Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas até o próximo dia 3 de setembro contra a poliomielite e o sarampo. Até o momento, o Estado já atingiu mais de 70% da meta de vacinação.
Segundo o secretário estadual da Saúde, é importante que os pais levem seus filhos a um dos 2500 postos de saúde instalados em todo o Estado. “O cuidado com a saúde das crianças é fundamental por parte dos pais e responsáveis. Daí a importância de levar seu filho menos de cinco anos ao posto de vacinação mais próximo da sua casa”, comenta.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, “a ampanha deste ano teve um bom desempenho. Temos regionais com mais de 70% de cobertura da vacinação. O Piauí tem sempre um bom desempenho nas campanhas de vacinação contra a pólio e o sarampo”, diz.
Vale lembrar que o Dia D da Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo foi realizado no último dia 21 e que a meta do Estado é vacinar 313.139 crianças, sendo que deverão ser vacinadas 60.342 crianças menores de um ano e 252.797 crianças com idade entre 1 a 4 anos.
Reações
De acordo com a responsável pelos eventos adversos da Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, a enfermeira Telva Maria Evangelista, no Estado do Piauí não foi registrado nenhum caso de criança que tenha apresentado reação às vacinas. “De forma alguma as famílias devem deixar de vacinar suas crianças. As reações adversas foram identificadas apenas no sábado pelo ministério em algumas cidades, mas aqui não temos nenhum registro de reação. Vale lembrar que houve também a substituição de parte dos lotes da vacina imediatamente”, diz.
Telva explica que a vacina contra a pólio apresenta poucas reações, sendo que uma das mais comuns é a febre. “É de se esperar que algumas crianças tenham febre após a vacina. Se isso surgir, basta dar um antitérmico para a criança. Neste caso, o mais indicado é o paracetamol”, afirma.