Acontece hoje, a partir das 14h, no auditório do Ambulatório da Clínica Ginecológica, a posse da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Getúlio Vargas. A comissão é composta de 38 membros e atua orientando na prevenção de acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais com funcionários e pacientes. Na ocasião vai acontecer também o encerramento do treinamento para os membros da Comissão.
A CIPA foi criada há oito anos devido a preocupação com segurança e saúde do trabalhador. Foi uma iniciativa do setor de Recursos Humanos. A Comissão além de atuar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, torna compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a
promoção da saúde do trabalhador.
Segundo a técnica de Segurança do Trabalho, Fátima Silva, argumenta que a comissão é obrigatória pela Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 e que o HGV têm se empenhado em seguir rigorosamente os artigos da Lei, beneficiando o trabalhador. Além de ser o único hospital no Piauí que possui CIPA.
A CIPA identifica os riscos no ambiente de trabalho para elaborar os mapas de risco e realiza periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho para identificar situações que possam trazer prejuízos para a saúde do trabalhador. Acompanha os casos de acidentes de trabalho e realiza exames quando necessário, além da realização de eventos e campanhas para os funcionários visando à conscientização quanto à prevenção de acidentes de trabalho. A CIPA tem mandato de duração de um ano e as reuniões ordinárias acontece uma vez por mês.