Os Fóruns da Inclusão são importantes espaços para a socialização e trocas de experiências promovidos pela Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência). O último realizado no município de Picos, nos dias 27 e 28 de agosto, teve uma grande participação popular. Dentro da programação do fórum, acontece o Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, um projeto pioneiro em todo o Brasil.
O curso trabalha com temas sobre deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla, além de vivências que ensinam como lidar com essas deficiências e as demais deficiências e explicações sobre o que é a Ceid e as políticas públicas voltadas para a PPD.
A capacitação começou a ser ministrada no Fórum da Inclusão, realizado em Campo Maior, em fevereiro deste ano. Já passou por Água Branca, São João e, recentemente, em Picos. Fazendo um somatório de todos os cursos realizados, cerca de mil agentes comunitários de saúde já foram capacitados. A média é de 250 pessoas por cada curso aplicado durante os fóruns.
A coordenadora geral da Ceid, Rejane Dias, disse que os agentes de saúde são importantes multiplicadores junto à comunidade. "A cada fórum que realizamos saimos muito felizes, pois estamos aprendendo com essa interação que existe com o nosso público. É importante que as pessoas apresentem sugestões e sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos aqui para que possamos ouvir as necessidades de cada região", declarou Rejane, durante o curso realizado em Picos.
Essa capacitação, voltada exclusivamente para a pessoa com deficiência, é um projeto pioneiro em todo o Brasil que despertou a atenção da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE).
"Os agentes comunitários de saúde são pessoas que têm acesso direto à população, conhecem a comunidade e onde está o deficiente. São eles que levam a informação ao PPD, por isso capacitá-los é muito importante", afirmou o gerente de Projetos da Ceid, Geraldo Barbosa, que é também um dos ministrantes do curso.
Damiana Carvalho Gomes, agente de saúde que atua na cidade de Picos, falou sobre a importância do curso. "Eu pude esclarecer as minhas dúvidas sobre a questão do deficiente. Agora posso trabalhar de forma mais integrada com eles".
Fonte: www.pi.gov.br