No ano em que a Maternidade Dona Evangelina Rosa está fazendo sete anos como Hospital Amigo da Criança, expedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef, a Secretaria Estadual da Saúde vem fazendo um acompanhamento intensivo dos nos hospitais piauienses que possuem o título.
Sendo cinco na capital e cinco no interior, os avaliadores da Sesapi já visitaram todos esses hospitais, indicando o que precisa ser reformulado e dando sugestões para garantir que os títulos sejam mantidos. “A maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu o título em 1997 e em 2002 ela foi reavaliada pelo Ministério. A Secretaria Estadual da Saúde decidiu, como gestora plena de Saúde, começar a fazer esse acompanhamento a partir desse ano, garantindo não apenas a manutenção do título como também o incentivo a outros hospitais a buscarem o título que é importante como referência ao bom atendimento às mães e aos recém-nascidos”, explica Carmem Ramos, da Coordenação da Saúde da Criança.
Ela explica que se trata de uma reavaliação estadual sem caráter punitivo. “O Piauí tem dez hospitais Amigos da Criança. Estamos fazendo a reavaliação de oito porque dois deles ganharam o título há menos de um ano. Estamos avaliando todos os dez passos e os critérios que são analisados pelo Ministério da Saúde, que virá no próximo ano para avaliar como estão os hospitais. Caso os estabelecimentos não respeitem os critérios eles poderão ser descredenciados. Por isso a nossa preocupação”, diz a coordenadora.
Além de avaliar os hospitais, a Secretaria da Saúde também está dando suporte para que os hospitais possam se recuperar ou ainda melhorar o atendimento. “Outros hospitais já pediram a nossa avaliação porque vão disputar o título. Alguns hospitais estão bem preparados, como o Hospital Regional de São Raimundo Nonato. Nós já treinamos seus funcionários e enviamos sugestões. A nossa pré-avaliação acredita que o hospital já pode receber a visita do Ministério”, diz Carmem.
Investimentos
Além de dar suporte financeiro para o Hospital Josefina Getirana Neta, de Pedro II, que está concorrendo a dois prêmios nacionais do Ministério da Saúde, a Sesapi está investindo na reestruturação da maternidade Evangelina Rosa.
O secretário Bruno Figueiredo já anunciou que ainda este ano, uma série de projetos que serão desenvolvidos no hospital, dentre os quais a aquisição de novos equipamentos e de material permanente. "Foi aprovado um convênio no valor de R$ 900 mil voltados para a aquisição de equipamentos e modernização da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Esse recurso já foi liberado pelo Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde. Agora já estamos no processo de licitação para compra dos equipamentos", disse o secretário.
Bruno Figueiredo afirma que os investimentos estão sendo feitos não somente em tecnologia, mas também na parte de recursos humanos. "Não basta termos equipamentos, se não tivermos um servidor qualificado e motivado para operá-los", comenta.
Para garantir a reforma da maternidade e equipamentos ainda mais modernos para a Maternidade, um outro projeto no valor de R$ 1,749.715,00 já está em análise técnica no Ministério da Saúde e a previsão é que até o próximo ano ele seja aprovado e liberado.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa presta serviços à sociedade piauiense há 28 anos oferecendo consultas médicas de obstetrícia (pré-natal e puerpério), ginecologia, pediatria (incluindo consulta pediátrica pré-natal)e genética, além de consultas de enfermagem obstétrica, consultas de nutrição para gestante e criança, consulta e orientação com equipe do Banco de Leite.