O Hospital Getúlio Vargas encaminhou para o MEC e Ministério da Saúde a documentação com o cumprimento dos itens exigidos pelos dois órgãos para receber o título de Acreditação como Hospital de Ensino no Estado. Segundo a diretora geral do HGV, Joana Zélia Arcoverde, o HGV está passando por uma nova avaliação para se adequar às exigências do MEC. Segundo ela, com essa reestruturação e a adequação do Hospital aos itens exigidos há uma perspectiva de aumento de recursos para investimento na área de ensino. Joana Zélia lembra que o HGV é um hospital complexo que possui duas grandes portas de entrada, o serviço de urgência e emergência e o atendimento de média e alta complexidade, além de servir de base para o ensino da Universidade Federal e Estadual. Os principais itens exigidos pelo Ministério da Saúde e MEC são possuir alunos de graduação; fazer parte de uma rede integrada do Sistema Único de Saúde-SUS, ter uma estrutura organizada para pós-graduação. O HGV possui quatro Programas com residência médica e uma média de 100 alunos entre os da graduação e pós- graduação das Universidades Federal, Estadual e Particular.