Após ter sido realizado em Teresina, o Seminário sobre a Triagem Neonatal segue agora para os municípios do interior do Estado. O evento, que é uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI) e Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID), visa a implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal no Estado bem como capacitar os profissionais de saúde dos Postos de Coleta dos municípios do estado. Na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, o seminário será realizado na cidade de Barras. No dia seguinte será feito em Campo Maior. Na quarta-feira, dia 15, o evento acontece em Piripiri e na quinta-feira será feito o encerramento desta primeira etapa de seminários na cidade de Parnaíba. O público-alvo do seminário são os secretários municipais de saúde, diretores/gerentes/coordenadores da regionais de saúde, diretores e chefes de enfermagem de hospitais regionais/locais, e filantrópicos que realizam partos, Unidades Mistas de Saúde, enfermeiros do PSF e técnicos ou auxiliares de enfermagem (dos hospitais/UMS)responsáveis pela coleta. O objetivo da Sesapi e CEID é que todos recém-nascidos do Piauí tenham acesso ao Teste do pezinho, de modo que seja diagnosticado o mais rápido possível qualquer problema, e assim acompanhado e tratado a fim de evitar deficiências, como o retardo mental. Segundo a Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal, Gardênia Val, no Piauí a média mensal de nascidos vivos é de aproximadamente 6.000. Diante disso, a Secretaria de Saúde do Estado pretende encaminhar a solicitação de credenciamento do Estado ao Ministério da Saúde ainda este mês. E, acrescentou: "na fase inicial de implantação (fase I), o PNTN possibilitará a detecção precoce de Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito". De acordo com o diretor do Laboratório Central do Estado, Evaldo Hipólito, o programa nacional de triagem neonatal só credencia com a rede de coleta toda capacitada. “Por isso está sendo feito um treinamento em toda a rede de coleta do Estado”, afirma o diretor.