As primeiras ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência serão entregues amanhã para o município de Teresina, às 10h, na Fundação Municipal de Saúde. O projeto, que vai atender a quarenta e sete municípios de todo Piauí, nas macrorregiões de Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano e Bom Jesus, tem como objetivo garantir um melhor atendimento de urgência e emergência para os pacientes de todo o Estado. De acordo com o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde, Geraldo Magela, o projeto é estadual, com financiamento do Governo Federal e será implementado gradativamente nas várias regiões do Estado. "O projeto é estadual, mas cada município irá receber as suas ambulâncias. Teresina tem gestão plena municipal e receberá primeiro porque já tem um sistema pré-montado, o SOS Teresina", explica Magela. Vale ressaltar que no dia 8 de junho deste ano foi implantado o Comitê Gestor do Samu no Piauí, que tem à frente o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo. O comitê é formado por membros da Sesapi, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Segurança, dentre outros órgãos. Segundo o secretário, cabe ao Comitê Gestor Estadual o papel de organizar e fazer a gestão do Samu no estado do Piauí. "O comitê tem o papel de elaborar um plano diretor de urgência do SAMU voltado para a organização de todo o sistema de urgência nas unidades de saúde do Estado", explica Bruno Figueiredo. O que é SAMU? O SAMU é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do governo federal, criada com o objetivo de organizar o sistema nacional de urgência e emergência, integrando remoções e atendimentos hospitalares. Além de ser um serviço do Ministério da Saúde para reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce, também contribui para o direcionamento de outras políticas públicas no país, porque forma um banco de dados de ocorrências nacionais. Gerando, ainda, novos postos de trabalho na área da saúde. Até o final de 2004, o Ministério da Saúde vai investir R$ 297 milhões na compra de novos equipamentos, para garantir atendimento de urgência a 118 milhões de pessoas em 1.700 municípios. Esse investimento inclui a instalação de 132 Centrais de Regulação do SAMU/192, além da compra de 1.480 ambulâncias de atendimento básico e UTI's móveis. Além desses recursos, serão aplicados anualmente mais R$ 180 milhões no custeio dos serviços. Das 1.480 ambulâncias que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde este ano, 480 serão entregues a 229 municípios até o final de junho. Esses veículos permitirão a ampliação do atendimento do SAMU/192 de 20 milhões para 65 milhões de habitantes no Brasil. Até o final de julho, o serviço receberá mais 600 ambulâncias e a capacidade de atendimento subirá para 83 milhões de pessoas em todas as regiões do País. O Ministério da Saúde utiliza os padrões internacionais de atendimento móvel de emergência, que preconiza uma ambulância básica para cada 100 mil habitantes e uma UTI móvel para cada grupo de 500 mil. Hoje, o SAMU/192 está presente em 11 cidades: São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), Campinas (SP), Natal (RN), Betim (MG) e Belém (PA). Ao implantar o SAMU/192, o Ministério da Saúde passa a investir diretamente em um tipo de serviço que antes era financiado exclusivamente por estados e municípios: o atendimento móvel de urgência. Com o programa, o Ministério assume a responsabilidade pela aquisição de 100% das novas ambulâncias de atendimento básico e UTI's móveis e dos equipamentos que compõem as Centrais de Regulação (computadores, software, rádios comunicadores), pelo investimento na renovação da frota e por 50% do custeio mensal do SAMU/192. Funcionamento - O serviço móvel de atendimento pré-hospitalar é o que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar. Ele conta com equipes de suporte básico - auxiliares e técnicos de enfermagem - capacitadas para o atendimento de urgências com risco moderado de vida, e equipes de suporte avançado - médicos e enfermeiros - para atendimento de casos graves. Para acionar o SAMU/192, basta uma ligação gratuita para o telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas Centrais de Regulação, que funcionam 24 horas, sempre com a presença de um médico. Esse profissional faz a triagem das ocorrências, para racionalizar o atendimento e orientar sobre a urgência de cada caso. Impacto social - A experiência internacional comprova que o atendimento precoce oferecido pelas equipes do SAMU/192 contribui para reduzir a mortalidade, o tempo de internação e as seqüelas nos pacientes. Além disso, organiza e agiliza a assistência médica. O serviço permite ainda a adoção de ações intersetoriais. Por exemplo, se em uma esquina ocorre grande número de atropelamentos, o atendimento identifica a necessidade de medidas de educação para o trânsito e de melhoria de sinalização e fiscalização nas vias públicas de um determinado município. Em outra frente, o SAMU/192 amplia a identificação de doadores potenciais de órgãos para transplantes, melhora a notificação de acidentes de trabalho e violências contra mulheres, crianças e idosos. E se em uma cidade aumentar a ocorrência de uma determinada doença transmissível, como a meningite, a Central de Regulação notificará as autoridades sanitárias daquele município, para permitir a adoção de medidas preventivas.