Termina nesta sexta-feira, dia 10, a Campanha Estadual de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha, que teve início no último dia 20 de agosto, tinha como meta vacinar 313.139 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos. A 4ª parcial divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde aponta uma cobertura de 81% na campanha contra a pólio e de 75% na campanha de seguimento contra o sarampo. Mas, de acordo a técnica da Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Telma Maria Evangelista, estes números não condizem com a realidade. “Às vezes os municípios não conseguem repassar os resultados para o nosso banco de dados, geralmente tem regional que já atingiu os 95% da cobertura, que é a meta do Ministério da Saúde”, diz. Segundo Telma, algumas regionais geralmente conseguem atingir uma cobertura maior que 100%. “São os casos em que as regionais vacinam crianças de outras regionais”, explica. A enfermeira faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem as crianças menores de cinco anos, que ainda não se vacinaram, ao posto de vacinação mais próximo para receber as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. As crianças maiores de um ano e menores de cinco além da gotinha receberão a vacina contra o sarampo. A vacinação contra a poliomielite, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde, é importante porque mantém a doença erradicada no Brasil, onde o último caso foi registrado em 1989. Esta estratégia impede, ainda, a importação de casos de nações que ainda têm registros de poliomielite e com as quais o Brasil mantém estreitas relações comerciais e de turismo. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, alerta, ainda, que os pais e responsáveis poderão atualizar o cartão de vacinação da criança, caso não tenha recebido vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Vale ressaltar que as doses contra a pólio e o sarampo serão aplicadas mesmo sem o cartão.