O Piauí é um dos estados do Brasil com maior incidência de hanseníase da região Nordeste. Levantamentos da Secretaria Estadual da Saúde apontam que até dezembro de 2003, 2.289 pacientes estavam em tratamento em todo Estado. Em todas as regiões piauienses, são 28 municípios considerados com alto grau de edemicidade. Teresina, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Floriano, Picos, Bom Jesus, Cristino Castro, Parnaíba, São João do Piauí, entre outros, são alguns dos municípios com maior incidência de casos. Para garantir que esse quadro mude, a Secretaria Estadual da Saúde vem trabalho intensamente. Na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, Dia de Mobilização Estadual pela Eliminação da Hanseníase, o secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo e o cantor Ney Matogrosso vão dar uma entrevista coletiva a partir das 12h, na sede da SESAPI. Na entrevista, será abordada a situação atual da hanseníase no país e como é feito o trabalho do MORHAN em todo no Brasil. O cantor é voluntário da campanha em todo Brasil e vai reforçar o evento promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, MORHAN. O evento ainda vai contar com o coordenador do Morhan Nacional, Artur Custódio, e com a Coordenadora Nacional de Dermatologia Sanitária do Ministério da Saúde, Rosa Castália. Criado em 1985, o MORHAN-PI (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) desempenha um trabalho junto à sociedade sobre a problemática da hanseníase, conscientizando as pessoas e contribuindo para a eliminação da doença como problema de saúde pública no Estado e no país. Tanto em nível nacional quanto em nível local o movimento conta com o esforço de milhares de voluntários, que são os responsáveis pelo trabalho já consolidado na sociedade. Um exemplo disso é o cantor Ney Matogrosso, que se apresentará em Teresina este mês e aproveitará para participar do Dia de Mobilização Estadual pela Eliminação da Hanseníase, que será realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e pelo MORHAN. Para o secretário Bruno Figueiredo, é importante dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado e no país pelo movimento. “O trabalho do grupo ajuda a curar, reabilitar e reintegrar socialmente pessoas que contraíram hanseníase. Desta forma, é bastante oportuna a participação de voluntários como o cantor Ney Matogrosso ou a atriz Solange Couto, por exemplo, nas atividades do grupo”, afirma. A programação segue a tarde com a visita do cantor ao Centro Maria Imaculada, que realiza trabalho de diagnóstico, tratamento e reabilitação das pessoas portadoras de hanseníase. O cantor participará ainda da gravação de material publicitário para uma campanha que será realizada até o final do ano no Estado. Além disso, será feita uma visita ao núcleo do movimento no estado do Piauí e Maranhão, que funciona no bairro Vermelha, sendo que o encerramento da mobilização acontecerá com uma reunião com os profissionais do estado do Piauí e Maranhão e entidades, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME).