Será inaugurado dia 15 deste mês, às 16 h, no Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella, o serviço de Ouvidoria e uma sala de Endoscopia. Na oportunidade será feita a entrega de uma ambulância.
Segundo a coordenadora da ouvidoria, Delfina Carvalho, o serviço será o primeiro a ser implantado no Piauí e tem como proposta dar ao cidadão usuário do hospital o direito de reclamar e fazer queixas sobre problemas e sobre o tratamento recebido no hospital, de acordo com o parágrafo III, do artigo 37 da Constituição Brasileira.
“É um resgate da cidadania. Através deste serviço as pessoas vão poder exercer seus direitos de cidadãos”, ressalta Delfina Carvalho, acrescentando que o serviço de Ouvidoria não tem burocracia, ou seja, o usuário vai até a sala de Ouvidoria, no próprio hospital, faz a a queixa e é encaminhado ao setor competente, que toma as devidas providências e dependendo de cada caso, dar o retorno imediato ou não, ao usuário.
Vale ressaltar que o trabalho realizado pelo Instituto Nathan Portella é um reflexo da administração da Secretaria Estadual de Saúde, que vem buscando se aproximar cada vez mais da população.