O secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, esteve, nesta terça-feira, 14, na Assembléia Legislativa, onde falou da situação do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e sobre a política de financiamento das unidades de saúde do Estado.
Na ocasião, o secretário fez uma apresentação ressaltando o bom funcionamento do Hospital de Floriano e o abastecimento do estoque da farmácia do estabelecimento, compra de diversos equipamentos e recuperação e climatização de algumas enfermarias.
Ele afirmou que já existem projetos no Ministério da Saúde, somando aproximadamente R$ 350 mil, para reformar parte da estrutura física do hospital. “Sabemos que os prédios estão desgastados e que isso não será o suficiente, mas já é o pontapé inicial de um trabalho que começou no início do ano passado e tem apresentado melhorias significativas no sistema de saúde do Estado”, disse Bruno Figueiredo.
O secretário destacou, ainda, que o Piauí possui um sistema complexo e, por isso, foi feito um trabalho de readequação das AIHs (Autorizações por Internação Hospitalar) de unidades que não apresentam um alto poder de resolutividade para as de média e alta complexidade. “Seguindo a lógica de reforçar o atendimento nas unidades resolutivas, redirecionando os atendimentos em atenção básicas para as unidades de pequeno porte, que servirão de base para as equipes do Programa Saúde da Família, e terão financiamento federal através do Programa de Hospitais de Pequeno Porte”, comentou.
"Como gestor público, virei com prazer prestar contas, visto que a casa tem muito a contribuir com a construção de um saúde melhor para o Estado”, finalizou Bruno Figueiredo.