A superintendente de Comunicação e Marketing do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), Maria Teixeira Moura, informou nesta sexta-feira, 17, que o Hemopi está intensificando, desde janeiro deste ano, uma campanha para aumentar a coleta de sangue em Teresina e atender todas as pessoas que necessitam de transfusão. “O Centro precisa coletar 3 mil bolsas de sangue por mês para atender a procura e fazer um estoque de reserva. A campanha é feita em eventos, nas universidades e nas escolas onde instalamos os postos de coleta”, afirmou.
Para o Ministério da Saúde, é necessário que 3% da população brasileira doem sangue para que sejam atendidos todos os pacientes que precisam de transfusão. No Piauí, apenas 1,3% doa sangue regularmente. Para uma regularidade de doadores, seria ideal que os homens e as mulheres doassem sangue 4 e 3 vezes ao ano, respectivamente.
A pessoa que pretende doar sangue deve procurar o Hemopi e se submeter aos seguintes procedimentos: fazer cadastro, teste de anemia e triagem clínica. O processo de doação é seguro e não vicia. Todo o material usado na coleta é descartável. No máximo, são retirados cerca de 450ml, volume de sangue recuperado pelo doador em 24 horas. “Para que a recuperação seja rápida, o doador deve ingerir bastante líquido”, recomenda.
Maria Teixeira Moura disse, ainda, que a campanha já rendeu resultados satisfatórios e citou, como exemplo, o período do carnaval, em que foi possível atender toda a demanda. “Mas é preciso criar uma cultura voluntária de doação de sangue para que seja possível fazer um estoque de reserva e atender a todos com mais segurança”, sugere.