Mais uma etapa da implantação do Programa de Triagem Neonatal, mais conhecido como o teste do pezinho, será realizada no Estado nesta quarta-feira. É que o estado receberá a visita de Tânia Marine, que faz parte do grupo de assessoria técnica em Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Tânia vem a Teresina para fazer uma vistoria no Laboratório Central e no Hospital Infantil Lucídio Portela, tendo em vista a implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal no Piauí. Segundo a Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal, Gardênia Val, esta é mais umas etapas necessárias para a habilitação do Estado no programa. “A secretaria já enviou toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde para que o programa seja implantado”, disse. Além disso, a coordenadora ressalta que já foram feitos seminários de capacitação para os profissionais de saúde dos postos de coleta em vários municípios do Estado. “Na semana passada a gente realizou os seminários em vários municípios da região norte do Estado e em breve estaremos realizando nos municípios da região sul”, afirma Gardênia. Vale ressaltar que o público-alvo dos seminários são os secretários municipais de saúde, diretores/gerentes/coordenadores das regionais de saúde, diretores e chefes de enfermagem de hospitais regionais/locais, e filantrópicos que realizam partos, Unidades Mistas de Saúde, enfermeiros do PSF e técnicos ou auxiliares de enfermagem (dos hospitais/UMS) responsáveis pela coleta.