Dia 25 deste mês será realizada a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal, numa parceira entre o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Fundação Municipal de Saúde.
O dia 25 será o Dia “D” mas a vacinação prossegue até o final de setembro em todo o Estado. Serão vacinados cães e gatos. O supervisor do Programa de Controle da Raiva, da Secretaria Estadual de Saúde, Júlio Cezar da Silva Barros, diz que o objetivo da campanha é erradicar a raiva humana e controlar a raiva animal .
Na capital é o município é o responsável pela vacinação anti-rábica. “A execução da campanha é obrigação do município, mas a Secretaria Estadual de saúde contribui com o material como agulhas, seringas e comprovante de vacinação”, esclarece Júlio Cezar.
Ontem, funcionário da Sesapi realizaram uma reunião de mobilização para acertar os detalhes e procedimentos adotados durante a campanha. A meta segundo ele, é vacinar 383 mil, 387 cães e 115 mil, 016 gatos. Cada município deverá observar sua meta de vacinação paras cães e gatos e no Dia “D” entregar a primeira parcial da campanha, até às 13:00h, obedecendo o fluxo: Municípios-Diretórios- Sesapi.
O Piauí registrou no período de 1998 a 2004, um caso de raiva humana provocada por morcego, em Nossa Senhora dos Remédios; Um caso de raiva em Cocal dos Alves, no ano de 2000 e dois, provocado por Sagui e dois casos de raiva também por sagüi, na cidade de Caracol.
Este ano foram registrados um caso de raiva em cão e outro em gato. Os casos de raiva animal no Piauí, no período de 2003 foram: 02 em Guadalupe, por raposa, 01 em monsenhor Gil, por eqüino, 01 em Parnaguá, por bovino.
Em 2004 foram registrados: 01 caso de raiva bovino, em Corrente, 01 caso em Miguel Alves, por raposa, 04 casos de raiva por morcego, em São Miguel do Tapuio e 01 caso de raiva em gato e outro em raposa, no município de Teresina.
Outras observações feitas pelo supervisor Júlio Cezar é em relação a responsabilidade dos donos de cães e gatos que deverão levar seus animais para que sejam vacinados, evitando a raiva no próprio animal e a raiva humana.
Outros dados que deverão ser observados é em relação a conservação da vacina, que deve ficar entre 2 a 8 graus e a utilização de uma seringa para 05 cães e ou gatos e uma agulha para cada cão ou gato. Os animais como macaco, soinho e coelho não poderá ser vacinados.
Os cães e gatos com idade a partir de um mês, independente do peso e idade, deverão tomar a mesma dose da vacina,ou seja, eles devem tomar 2ml da vacina (subcutânea).