Uma tarde de doação de sangue no Hemopi. Esta é uma das atividades programadas pelo Centro Acadêmico de Medicina da Ufpi, como parte da calourada do curso, que será realizada nesta sexta-feira.
De acordo com os estudantes Carlos Eduardo e Vitor Rocha, que são integrantes do C.A. de medicina da UFPI, a doação de sangue sempre está inclusa nas atividades da calourada devido a importância do ato para a sociedade em geral. “Nós reconhecemos a função do sangue no organismo humano, bem como sua importância no tratamento de algumas patologias”, dizem.
Além disso, durante a doação os alunos passam a conhecer uma realidade com a qual a
classe médica está diretamente ligada. “Essa é uma forma de contribuir, não apenas doando sangue, mas tornando-se multiplicadores de doadores de sangue, principalmente junto aos pacientes e familiares”, ressaltam os estudantes.
É importante lembrar que o sangue é um produto perecível, com validade de 30 dias. Assim para que o Hemopi tenha um estoque de sangue para atender a demanda do Estado é necessário que o doador ou potenciais doadores de sangue procurem o centro pelo menos duas ou três vezes ao ano. “O homem pode doar quatro vezes por ano e a mulher três vezes, sem nenhum prejuízo para à saúde”, explica a supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, está saudável e alimentado, pesar a partir de 50 kg e portar documento de identificação com fotografia. O Hemopi funciona de domingo a domingo, das 7:30 às 18:30h, e está localizado na rua 1º de maio, 235/c-sul. Próximo ao HGV.
Maiores Informações: 221-8319 / 8320 e 221-8949