Acontece nesta sexta e sábado, dias 24 e 25, a partir das 8h, no auditório Mestre Dezinho, na Central de Artesanato, o I Seminário de Saúde Mental na Atenção Básica. O evento é uma realização da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental. De acordo com a assistente social e supervisora do Instituto Infanto - Juvenil do Hospital Areolino de Abreu, Edna Castelo Branco, o evento tem como objetivo capacitar as equipes do Programa Saúde da Família de forma que elas possam atender as demandas locais nos próprios municípios. “Queremos capacitar estas equipes para que possam trabalhar em saúde mental, que até então não atendem ainda, para que possam aumentar o poder de resolutividade”, diz. Segundo a supervisora, o Hospital Areolino de Abreu recebe muitos encaminhamentos de casos que poderiam ser resolvidos no próprio município através da equipe do Programa Saúde da Família. “Temos uma demanda muito grande e que, às vezes, compromete até mesmo o atendimento. Desta forma, temos que aumentar os mecanismo substitutivos e as equipes de PSF são fundamentais neste processo, uma vez que a maioria dos casos poderia ser resolvida no próprio município, evitando transtornos tanto para os pacientes como para os as famílias deste pacientes em ter que se deslocar para a capital”, disse. Edna ressalta que esta capacitação das equipes de PSF atende aos princípios da Reforma Psiquiátrica, que prevê a redução de leitos e a implementação de um novo modelo assistencial do paciente portador de transtorno mental. O evento tem como público-alvo gestores municipais e trabalhadores em saúde, sobretudo equipes do Programa Saúde da Família, agentes comunitários de saúde e trabalhadores em saúde mental.