A Vigilância Sanitária Estadual vai realizar, neste mês, treinamento com técnicos municipais para atuarem na fiscalização de alimentos tanto na capital quanto nas cidades do interior. A meta é fazer visitas a abatedouros, restaurantes e lanchonetes. Serão treinados em torno de 20 agentes, que serão divididos em equipes. Para a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, o objetivo das visitas a locais que fornecem alimentos para consumo é garantir a qualidade dos produtos comercializados. “Vamos disponibilizar as orientações de como eles podem fazer uma inspeção adequada que garanta resultados positivos. O treinamento é de Inspeção em Serviços e Produtos e acontecerá primeiramente em Teresina e depois no interior”, disse. O treinamento nos municípios será feito em parceria com as prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e vigilâncias sanitárias municipais. Serão visitadas as cidades de Cristino Castro, Redenção do Gurguéia, Gilbués, São Gonçalo, Corrente, Eliseu Martins, Alvorada e Colônia. Tatiana Chaves afirmou, também, que o treinamento vai propiciar mais competência técnica para os agentes envolvidos. “A nossa meta é garantir a saúde preventiva da população de todo o Piauí. Em poucos dias, vamos ter como fazer um diagnóstico dos problemas mais graves encontrados no interior do Estado”, acrescentou.