A Secretaria Estadual da Saúde comunica que foi cancelada a vinda do Ministro da Saúde, Humberto Costa, a Teresina esta semana para o lançamento oficial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A secretaria foi comunicada na tarde hoje que a vinda do ministro não será possível em virtude da convocação de todos os ministros para uma reunião com o presidente Lula na quinta-feira.
Num primeiro momento estava certa a vinda do Ministro a Teresina nesta quarta-feira, dia 29. No entanto, a secretaria recebeu ontem o comunicado de que esta data teria sido transferida para a quinta-feira, devido a compromissos outros da agenda de Humberto Costa.
Vale ressaltar que o Samu é um programa da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que está fazendo a implantação em todo o país. No Piauí, será lançado em seis macrorregiões (Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus) a começar pela cidade de Teresina, onde já há suporte de comunicação em tempo real.
Dez ambulâncias do SAMU chegaram a Teresina há cerca de duas semanas e depois foram levadas para a Central de Regulação do programa, situado na avenida Barão de Gurguéia, zona Sul.