Os lavradores são as maiores vítimas em acidentes de trânsito no sul do Estado. Isso foi o que concluiu uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela equipe técnica do Hospital Regional Justino Luz, de Picos. A coordenadora da pesquisa, Maria Neuma Rodrigues e o diretor do Hospital Tiago Pinheiro observaram os pacientes que deram entrada no hospital depois de acidentes de trânsito. De acordo com a coordenadora da pesquisa, o objetivo é chamar atenção das autoridades, da sociedade e dos jovens para a importância da conscientização no que se refere à responsabilidade no trânsito. “Muitos são as pessoas anônimas que chegam no hospital machucadas por não usarem capacete ou por dirigirem sem habilitação e em alta velocidade. É preciso que se tomem medidas preventivas eficazes e permanentes para evitar que percamos nosso filhos, amigos, parentes e até desconhecidos dessa forma trágica e cruel”, diz a pesquisadora. Ela explica que a pesquisa foi realizada através dos dados obtidos dos registros feitos pela equipe do corpo de enfermagem do pronto de atendimento do Hospital Regional Justino Luz. Foram pesquisados os meses de março, abril, maio, junho, julho e agosto. Nesse período, o total de ocorrências foi de 557. Desses, 334 aconteceram no período diurno e 223 no noturno. A grande maioria dos casos, 407 deles, são de homens e apenas 107 casos foram de mulheres. Outro dado alarmante é o que revela que o veículo mais envolvido em acidentes de trânsito é a motocicleta com 450 dos casos, seguido por carros com 57 e bicicletas, com 50 dos casos de acidentes. Foram registradas 77 ocorrências com menores de 18 anos. Dessas, 17 vítimas são crianças com menos de 12 anos que foram vítimas de atropelamento. As pessoas solteiras também foram a maioria das vítimas registradas nesse período. Foram 305 dos casos. Para a pesquisadora, o mais surpreendente foi a quantidade de lavradores envolvidos nos acidentes. Foram 146 casos, superando até o número de estudantes que foi de 122. “Acreditamos que isso se dá principalmente pela substituição dos animais como meio de transporte pelas motocicletas”, diz Maria Neuma Rodrigues. Outro dado alarmante é o que aponta que domingo é o dia com maior índice de acidentes. “Nesse dia a grande maioria das vítimas tinha ingerido bebida alcoólica”, ressalta a pesquisadora. Durante esses seis meses foram atendidas, no Hospital Regional Justino Luz, pessoas de 46 municípios diferentes vítimas de acidentes de trânsito. Dessas, a grande maioria é da cidade de Picos, com 336 dos casos.