A Secretaria Estadual da Saúde está supervisionando as salas de vacinas de Teresina. Ao todo, os técnicos da Secretaria irão visitar 69 salas de vacinas na capital. As supervisões fazem parte da implementação do processo de supervisão da Programação Pactuada Integrada (PPI).
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, o Estado possui hoje cerca de 453 salas de vacinas, sendo que neste momento a supervisão está sendo feita apenas na capital. “Nosso objetivo é analisar as condições e avaliar o funcionamento destas salas, discutindo com os profissionais quais são as deficiências e ajudar no que for do nosso alcance”, diz a coordenadora.
Damasceno ressalta que na próxima semana o Ministério da Saúde enviará ao Estado uma supervisora nacional, para acompanhar in loco o trabalho realizado nas salas de vacinação do Estado.
Vale destacar que desde o ano passado a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Imunização, elaborou um modelo de padronização das salas de vacina, que ressalta os procedimentos que devem ser desenvolvidos para garantir a máxima segurança, previnindo infecções nas crianças e adultos atendidos.
Dentre as orientações da Sesapi, o documento diz que a sala deve ser de fácil acesso, arejada e possuir iluminação adequada, evitando incidência de luz solar direta; deve ter entrada e saída independente; pia com torneira e bancada; paredes e pisos devem ser laváveis; sala exclusiva para a atividade da vacinação e refrigeração entre 18° e 21° C, se possível.
Maiores Informações: 216-3555 ou 9452-6348