A Secretaria Estadual da Saúde reuniu hoje (terça-feira) algumas das mais importantes instituições de defesa dos direitos da criança para o lançamento do Kit Família Brasileira Fortalecida. O kit, que é um material educativo desenvolvido pelo Unicef, será distribuído em Teresina e mais dezoito municípios do semiárido piauiense que possui mortalidade infantil maior que 40 por mil.
O lançamento, que contou com a participação da Secretaria de Educação, SASC, CEID, Ministério Público, Pastoral da Criança, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, SOPEPI, Ufpi e Novafapi também foi o início do treinamento dos multiplicadores que atuarão nesses municípios explicando a importância e como usar os kits.
Na ocasião, a representante oficial do Unicef para os estados do Piauí e do Maranhão, Maria José Medeiros discutiu o projeto e fez uma conferência sobre o kit e as competências familiares. “O curso Qualificação de Reeditores em Competências Familiares é uma ação prevista num projeto firmado com o Unicef que, entre outras ações, trabalhará com as competências familiares em relação à atenção integral às crianças de zero a seis anos. O curso é o primeiro realizado pelo estado e será destinado a 44 participantes, entre representantes da atenção básica de saúde das 11 secretárias municipais de saúde que são sede de microrregiões e 11 representantes também da educação infantil dos municípios do Estado”, destaca a coordenadora da Atenção à Saúde da Criança da Sesapi, Carmem Viana, acrescentando que a partir de janeiro o mesmo curso será reproduzido nos municípios pertencentes ao semiárido piauiense.
A coordenadora explica que o material é composto de cinco álbuns seriados, que enfocam a atenção integral à criança de zero a seis anos de idade e as competências das famílias, além do trabalho intersetorial entre a saúde, educação e ação social. O Piauí recebeu 450 kits, desses 45 já foram entregues ao município de Teresina, que já fez o treinamento.