A Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu, na manhã de ontem, a doação de cinco Kits de Reanimação Neonatal. Esta é a segunda vez que a maternidade é beneficiada com doações feitas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons). A coordenadora da Ceid (Coordenação Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, participou da entrega dos equipamentos, que também serão destinados aos hospitais regionais do Estado. Segundo a diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Oneide dos Santos Rocha, os kits servirão para capacitar os profissionais da área de saúde a receber o recém-nascido, diminuindo o risco de mortalidade. “Esse procedimento também minimiza os riscos de lesão cerebral ocasionada por falta de oxigênio na hora do nascimento”, acrescenta a diretora. Em março deste ano, foi realizado um treinamento com os profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que na ocasião que recebeu a doação de seis kits. Até o dia 15 deste mês, mais três deverão ser doados ao hospital. Dos cinco que a maternidade recebeu nesta terça-feira, um foi entregue ao diretor do Hospital Regional de Picos, Tiago Pereira, e outro deverá ser destinado a São Raimundo Nonato. “Ainda faremos a entrega de um kit para a rede municipal, e a Secretaria de Saúde vai indicar quais os outros municípios que receberão os restantes”, explicou Oneide Rocha. Os kits são compostos de boneco, cabeça, laringoscópio, entre outros equipamentos, e custam cerca de R$ 8 mil. Outros mais modernos já existem e somente o boneco custa em torno de R$ 3 mil. Segundo o representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Élder Viveiros, que é responsável pela distribuição dos Kits de Reanimação Neonatal, a cada seis meses, são recolhidos relatórios que indicam se houve redução de mortalidade nos municípios beneficiados pela doação. “Esperamos ter achado uma maneira para diminuir essa mortalidade infantil, que ainda é muito alta, principalmente no interior. A nossa pretensão é abranger setores mais carentes dentro dos estados. No Piauí, contamos com a ajuda da primeira-dama do Estado, Rejane Dias”, explicou. Ele revelou que já foram realizados sete cursos de capacitação em todo o Brasil. Ao final de cada curso, são entregues entre seis e oito kits. “A exceção foi Maceió, que recebeu 13 kits”, acrescentou o missionário Élder Viveiros. O programa de capacitação vem sendo desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em vários países do mundo, como a Mongólia, China, África, além de países da América Latina. Plantonista - A Maternidade Dona Evangelina Rosa conta agora com uma equipe de pediatria 24 horas. “Esses plantonistas são essenciais na prevenção de deficiências, formando uma equipe específica e pronta para fazer o atendimento imediato dos recém-nascidos”, comemora Oneide Rocha.