Nesta sexta-feira, dia 8, três grupos de assentamentos de Sem-Terra doarão sangue no Hemopi. A doação acontece no período da manhã, a partir das 8h, e faz parte da programação em homenagem ao aniversário de 37 anos da morte de Che Guevara, assassinado em 9 de outubro de 1967.
Segundo a supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira, os assentamentos são o Km 25, localizado nas proximidades de Altos, o 17 de Abril, localizado na BR 316, e o assentamento Eldorado dos Carajás, localizado próximo ao município de José de Freitas.
De acordo com ela, “os três assentamentos estão prometendo doar em torno de 120 bolsas de sangue para o hemocentro, o que já vai dar uma boa contribuição para o estoque, que está precisando de doações”, comenta a supervisora.
Maria Teixeira explica que a doação de sangue acontecerá em todo o país. “Será um momento nacional, onde os assentamentos estão querendo aproveitar a data para contribuir com causas sociais e uma delas seria o ato de doação de sangue”, diz.
No Piauí, a supervisora ressalta a iniciativa da doação de sangue está sendo organizada pelo dirigente do assentamento Km 23, Carlito, e pelo coordenador dos outros dois assentamentos, Claudiomir.
É importante lembrar que o sangue é um produto perecível, com validade de 30 dias. Assim para que o Hemopi tenha um estoque de sangue para atender a demanda do Estado é necessário que o doador ou potenciais doadores de sangue procurem o centro pelo menos duas ou três vezes ao ano. “O homem pode doar quatro vezes por ano e a mulher três vezes, sem nenhum prejuízo para à saúde”, explica a supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, está saudável e alimentado, pesar a partir de 50 kg e portar documento de identificação com fotografia. O Hemopi funciona de domingo a domingo, das 7:30 às 18:30h, e está localizado na rua 1º de maio, 235/c-sul. Próximo ao HGV.
Maiores Informações: 221-8319 / 8320 e 221-8949