O governador Wellington Dias e a primeira dama Rejane Dias inauguraram hoje, no Hospital Infantil Lucídio Portela, a primeira Brinquedoteca Pública Hospitalar do Estado. A solenidade contou com a presença do diretor do hospital, Antônio Macedo, de vários secretários de governo e de autoridades políticas, além de pacientes e servidores do hospital.
A brinquedoteca custou cerca de R$ 150 mil e foi construída pela Coordenação Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura e Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o governador Wellington Dias, o espaço congrega uma série de fatores que ajudam a transformar momentos de dor em momentos de alegria. as pessoas se acostumaram ao longo do tempo que as doenças só podiam ser tratadas com medicamentos e cirurgias, mas, na verdade, a força de vontade e os momentos de lazer contribuem para uma vida saudável. E é isso que nós queremos oferecer para essas crianças que estão internadas no hospital”, disse.
Para a psicopedagoga Lucineide Sousa, a brinquedoteca é um espaço onde as crianças irão extravasar suas emoções. “Aqui elas conseguiram também construir uma consciência crítica e poderão esquecer temporariamente o problema pelo qual estão passando”, afirmou.
A primeira dama falou da importância de está inaugurando a brinquedoteca. “Com certeza este espaço ajudará a melhorar o atendimento crianças no hospital, contribuindo de forma positiva para melhorar o tratamento das mesmas”, disse.
O espaço contará com um equipe de profissionais multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicopedagogas, psicólogos, terapeutas, dentre outros.