A coordenadora de Educação e Saúde do Centro de Hematologia do Piauí (Hemopi), Veronesia Rosal, afirmou nesta segunda-feira, 25, que a instituição necessita de 3 mil bolsas de sangue por mês para atender todos os pacientes que precisam de transfusão sangüínea. O centro tem intensificado campanha para aumentar a quantidade de doadores voluntários.
Neste final de semana, um grupo de voluntários do Saci e a equipe do Hemopi realizaram campanha de doação no bairro. Durante o evento, foram coletadas 84 bolsas, os técnicos do Hemopi consideram a quantidade de bolsas muito importante já que está em jogo a própria vida de pessoas. O centro tem conseguido manter o estoque de segurança e prestar atendimento a todos os pacientes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, para atender a demanda de bolsas de sangue no País, é necessário manter a média de 3% de doadores por mês. O Piauí está abaixo desse índice, pois apenas 1,3% doa sangue periodicamente no Estado. Apesar do baixo índice, o centro consegue atender a demanda mensalmente.
O processo de coleta do sangue é seguro. Todo o material usado é descartável, o que garante segurança ao doador. A recuperação também se dá de forma muito rápida. Em 24 horas, no máximo, o doador recupera o sangue que foi doado. Ingerir muito líquido, como leite, sucos e água, acelera o processo de recuperação.
Qualquer entidade pode organizar campanha de doação com o apoio da equipe do Hemopi. Para isso, basta solicitar ao centro o auxílio técnico e agendar o dia da coleta. "Os doadores de sangue fiquem tranqüilos e podem doar periodicamente. Além de ser saudável para o organismo como um todo, o ato de doar não vicia", disse a coordenadora.