Referência em saúde bucal, urologia, ginecologia e obstetrícia; pioneiro em telemedicina, estrutura totalmente reformada com enfermarias climatizadas e médico 24h, licitação para todos os serviços, um dos melhores centros de fisioterapia do Estado, médicos e enfermeiros concursados e agora, Amigo da Criança. Esse é o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato que acaba de receber o título do Ministério da Saúde e da Unicef.
Numa análise criteriosa, os avaliadores observaram desde a acomodação das gestantes e seus acompanhantes, até os partos realizados no hospital, passando pelos dados numéricos, orientação e acompanhamento das mães antes e depois gravidez, acompanhamento intensivo dos recém-nascidos, entre muitas outras coisas. “O prêmio é um reconhecimento aos hospitais que são referência no que se refere ao acompanhamento das mães, parto humanizado e se o hospital segue os dez passos do aleitamento materno. Tudo isso nós já conseguimos, inclusive oferecemos palestras para as mães antes e depois do parto, temos médico 24h para atende-las, além de ginecologista, nutricionista e todas as outras especialidades que essas mães e seus filhos precisam”, explica a diretora do Hospital Dulci Koshimura.
Para o secretário da Saúde, Bruno Figueiredo, essa é mais uma prova de como a Saúde do Estado está dando exemplo de excelência e qualidade no interior. “Em apenas dois anos nós conseguimos que hospitais dessem passos muito grandes. Nesse período, hospitais do norte e sul do Estado ganharam esse título tão importante, como é o caso do hospital de Pedro II e agora de São Raimundo Nonato. Não vamos parar por aí”, destaca Bruno Figueiredo.
O feito do Hospital Regional Cândido Ferraz ainda é maior se levar em consideração como ele se encontrava assim que o Governador Wellington Dias assumiu. Fechado, sem pacientes e totalmente sucateado, o quadro era dos mais assustadores. Os pacientes tinham que lutar por uma vaga pelo SUS nos hospitais particulares da cidade.
Agora, o hospital é um exemplo de como uma boa administração pode fazer a diferença. “Já implantamos o Centro de Referência em Saúde Bucal, uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde. O Centro garante um atendimento moderno e de qualidade para quase 200 mil pessoas da região de São Raimundo Nonato. São oito dentistas especialistas que fazem serviços na área de endodontia (canal), periodontia (procedimentos contra inflamações gengivais), ortodontia preventiva e cirurgia bucomaxilofacial. Além disso, o centro ainda conta um laboratório para confecção de próteses, que garante um serviço gratuito e moderno”, diz Dulci.
Atualmente atendendo mais de seis mil pacientes por mês e uma média de 400 internações, o hospital faz trinta tipos de exames, com especialidades em pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, fisioterapia, nutrição. “Somos o único hospital da região em que os exames são feitos por bioquímicos. Fazemos 2500 exames por mês. Ainda reestruturamos todo o hospital, adequando a normas do Ministério da Saúde. Hoje temos plantões 24h e todas as nossas dez enfermarias têm ar-refrigerado”, destaca a diretora.