Eliminar a Hanseníase até o próximo ano. Este é o objetivo do Ministério da Saúde, que lançou, na semana passada, as Cartas de Eliminação da Hanseníase, instrumento que tem como objetivo monitorar a doença no país. O ministro Humberto Costa entregou aos secretários estaduais de Saúde documento com as principais informações sobre a hanseníase. O Brasil hoje apresenta uma taxa de 4,5 casos, para cada 10 mil habitantes. Para que a doença não seja considerada um problema de saúde pública, ela deve alcançar menos de um doente para cada grupo de 10 mil habitantes. No estado do Piauí, 7,77 pessoas para cada 10 mil habitantes têm a hanseníase. Mas, a intenção do estado é de que até 2005 a doença esteja eliminada, como explica o secretário de Saúde, Bruno Figueiredo. “É uma das nossas grandes prioridades. O estado do Piauí, no Nordeste e no Norte, é um dos estados que tem uma maior incidência de casos. A partir de 2003 nós priorizamos as ações, principalmente nos municípios. Por um lado capacitando os agentes municipais, médicos, a tratarem a hanseníase e a darem o diagnóstico precoce dos casos. Por outro lado se faz importante também uma ação muito mais ampla a nível de sociedade, para que a gente possa desmistificar a doença e as pessoas possam procurar o serviço de saúde para o diagnóstico precoce e que as ações de saúde não fiquem centralizadas somente nas grandes cidades. Então, é uma ação que nós estamos articulando com o município e nosso objetivo é eliminar a hanseníase até o ano de 2005”, afirma o secretário. As cartas de monitoramento, que serão distribuídas trimestralmente aos gestores estaduais, vão orientar ou redirecionar as ações para eliminação da doença. Vale ressaltar que o programa de controle da Hanseníase no Piauí cobre 96,4% dos municípios abrangendo 98,6% da população do Estado. Além disso, o Estado irá lançar, no início de 2005, uma campanha publicitária voltada para o combate à doença. A campanha será encabeçada pelo cantor Ney Matogrosso, que esteve recentemente em Teresina participando Dia de Mobilização Estadual pela Eliminação da Hanseníase.