Dia 20 de novembro é o dia “D” contra a Dengue no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde o Piauí é o estado com melhor desempenho no combate a dengue da região Nordeste. Este ano o estado vem registrando uma queda mensal no número de casos. Março foi o mês com maior registro, 282.
Desde então, a cada mês esse número baixa, fechando setembro com apenas 6 casos. Esses bons números são frutos do trabalho realizado para eliminar os focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele se reproduz em água parada e limpa. Seus principais criadouros são os reservatórios de água e o entulho que fica sob a chuva.
O supervisor de Combate à Dengue da Sesapi, Antônio Manuel, explica como o estado conseguiu diminuir a infestação. “O controle do vetor é feito através da eliminação e do tratamento de depósitos. Em alguns municípios, foram realizadas algumas campanhas de mutirão de limpeza, arrastão de limpeza. Então o índice de infestação é, em geral, baixo. Alguns municípios ainda têm o índice de infestação alto, cerca de 5 ou 6%, mas são poucos os municípios, em geral são 2, ou menos de 1%”
Manoel ressalta como a população pode contribuir para acabar com o mosquito da dengue. “Basta acondicionar bem o lixo, manter qualquer tipo de entulho que acumule água longe da chuva e cuidar bem dos reservatórios de água, como caixas d´água, cacimbas e tonéis”, explica.
Municípios vencem batalha contra a dengue
Três municípios piauienses têm o que comemorar nessa data. Alto Longá, Coivaras e Campo Maior apresentaram um número pequeno de casos da doença segundo dados da Secretaria da Saúde do Piauí. Alto Longá teve dois casos e Coivaras e Campo Maior apenas um. Os dados acompanham o bom resultado que o estado conseguiu este ano, com uma redução de 93% dos casos em comparação com o ano passado.