Para o presidente do Sistema Integrado de saneamento Rural, José Oswaldo da Silva, da comunidade de São Miguel o Prosar vai garantir uma mudança total na vida da população. "Essa será a melhor obra que vai existir para o Nordeste. Há dois anos e meio que estão planejando esse trabalho e agora acreditamos que vamos ver os resultado porque ele já mostrou que tem base e um trabalho sem base não tem sustentação. É um projeto que vem educando as pessoas e as comunidades. Ele vai garantir água tratada 24h, com esgotamento sanitário. Não vamos ter mais o problema da verminose na nossa comunidade, as nossas crianças serão mais saudáveis", explica o agricultor. Antônio Borges Macedo, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da comunidade de Sitiozinho, no município de Dom Expedito Lopes destaca que a educação sanitária é crucial para as comunidades. "As pessoas vão se educar pra conviver com as melhorias do Prosar. É um programa muito importante porque apesar da minha comunidade ter água encanada, isso não pode ser garantido por todo tempo pela Prefeitura", diz Macedo. Para o tesoureiro do Sisar, Braz Ribeiro Neto, presidente da Associação Comunitária de Tiradentes, no município de Paquetá, a participação da população em cada uma das etapas do programa é seu maior diferencial. " É um processo em que as comunidades são capacitadas e preparadas. A partir do momento que a comunidade assume a gestão do sistema ela passa a ter uma responsabilidade maior e também um sentimento de independência. O nosso município ainda tem aquela cultura de depender de política. A visão do Prosar é positiva e significativa para o futuro das comunidades do interior do Piauí", ressalta Braz Neto. O prefeito de Ipiranga do piauí, José Maria, que repersenta os prefeitos municipais no Sisar também aplaude a filosofia do projeto. "O programa é muito bonito porque parte de uma filosofia de não paternalismo, em que a comunidade não apenas participa, mas também é responsável por gerir as suas ações e destinos. Agora o que precisamos no momento é de mais celeridade porque a comunidade está ansiosa", comenta o prefeito.