Treze municípios da macrorregião de São Raimundo Nonato estarão reunidos de 16 a 18 de novembro para darem o primeiro passo efetivo na implantação do Plano Diretor de Regionalização do Piauí. Será na I Oficina de Apoio a Regionalização da Saúde no Estado do Piauí, que acontecerá em São Raimundo Nonato. O evento, uma realização da Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, acontecerá Fundação Museu Homem Americano e a abertura no Parque Nacional da Serra da Capivara. “A oficina tem como objetivo fortalecer o processo de regionalização da atenção e da assistência de saúde nas macrorregiões. A Secretaria da Saúde, em função do desempenho do município de São Raimundo Nonato, da gestão do Hospital Regional senador Cândido Ferraz e do próprio perfil da área em termos de demanda de atendimento que tem apresentado, optou por priorizar nesse primeiro momento a macro de São Raimundo Nonato e seu módulo assistencial composto por treze municípios daquela região”, explica Ana Eulálio, diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi. Nas oficinas, estarão reunidas cerca de 90 pessoas, entre secretários de Saúde dos municípios do módulo assistencial de São Raimundo, futuros prefeitos, representantes das diretorias regionais de Saúde, representantes dos hospitais, instituições e unidades de apoio para a Saúde da região, representantes do setor privado conveniado ao SUS e a sociedade civil através da representação dos Conselhos Municipais de Saúde, principalmente do representante dos usuários. “Os novos prefeitos vão participar das oficinas, pois esse é um processo que implica na mudança da organização dos serviços de atenção a Saúde no âmbito desses municípios e isso tem uma dimensão política e institucional muito forte. Para que isso aconteça de fato precisa do apoio do gestor local, já que o serviço é prestado no âmbito local e por isso a Secretaria não é a única responsável”, destaca a diretora. Na oficina, os participantes, sob coordenação da Secretaria da Saúde, farão um diagnóstico da situação de Saúde dos municípios que compõe o módulo e discutirão problemas e possibilidades que garantam o fortalecimento do processo de regionalização da atenção. “O processo de regionalização não é apenas a desconcentração de serviço de média e alta complexidade desenvolvidos pelo hospital, isso é assistência. Fortalecer a regionalização da atenção é uma dimensão mais ampliada, que envolve desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Vamos discutir compromissos e que pactos os gestores municipais, a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde podem assumir nesse processo de regionalização, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e melhorando a acessibilidade da população aos serviços por meio da organização dos sistemas locais de Saúde”, ressalta Ana Eulálio. No evento e durante todo o processo de regionalização, a Secretaria da Saúde estará subsidiando e apoiando tecnicamente os treze municípios, no controle, na avaliação, na regulação, na organização dos serviços e na implementação das ações. “No final da Oficina todos assinarão a Carta de são Raimundo Nonato, um documento que estabelece as responsabilidades, os pactos, o que compete a cada instância gestora do sistema desenvolver para fazer a regionalização de fato acontecer”, diz a diretora. Em dezembro, mais uma oficina como essa será realizada. Dessa vez será para a macrorregião de Picos, composta por vinte e seis municípios. “Escolhemos essa macrorregião devido à concentração de serviços, disponibilidade de recursos humanos, acessibilidade e identidade regional. Logo em janeiro continuaremos as oficinas, que devem ser realizadas em todas as macrorregiões do Estado”, garante a diretora.