Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN-PI) está implantando mais um serviço inédito. O cultivo e teste de sensibilidade para Tuberculose. Até amanhã (sexta-feira) as médicas Regilda Medeiros e Joselba de Melo Araújo do Instituto Hélio Fraga, no Rio de Janeiro estão no Piauí fazendo treinamento sobre as Técnicas de Preparação de Meio, Cultivo, Identificação e o Teste de Sensibilidade às Drogas. Para o diretor do Laboratório Central, Edvaldo Hipólito, o serviço, que estará disponível aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, é de grande importância para o todo Piauí. “Os testes de sensibilidade eram realizados no Instituto Hélio Fraga, no Rio de Janeiro-RJ, dificultando o tratamento, principalmente dos pacientes mais graves, que já apresentam resistência ao esquema clássico de tratamento”, explica. Além do treinamento, o Laboratório realizará de 15 a 19 de novembro a capacitação dos 10 municípios prioritários para o Programa Nacional de Tuberculose no estado, na realização do diagnóstico através da baciloscopia. Nesses municípios também serão implantados um Sistema de Informação para Tuberculose (SILTB). “Isso é importante porque descentraliza as ações, além de garantir que o interior também seja assistido no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento”, destaca Hipólito. Os dados sobre tuberculose são alarmantes em todo o mundo. Cerca de 1/3 da população está infectada pelo bacilo, 8 milhões casos novos/ano, 1.500.000 em crianças menores de 15 anos. No Brasil: 100.000 casos novos/ano, Coeficiente de incidência: 60/100.000 hab(DATASUS, 2003). No Piauí são 1.357 novos casos e 56 óbitos em 2001 O quadro da doença ainda foi agravado com o surgimento da AIDS. “Nos países em desenvolvimento e desenvolvidos, temos observado um crescente número de casos de tuberculose em portadores do vírus e assim, um crescente número de casos de multirresistência as drogas”, comenta Edvaldo Hipólito.