A Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental, irá realizar atividades de prevenção e controle da dengue, nos municípios do Estado. O evento está sendo programado para ser realizado no dia 20 deste mês, (amanhã) em comemoração ao Dia de Mobilização Social da Dengue. As atividades serão desenvolvidas em escolas, e praças, com mutirão de limpeza, palestras, panfletagem, visitas em domicílios e repartições públicas, feiras de Ciência e apresentações teatrais. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde está organizando toda a programação referente a capital. A Secretaria Estadual de Saúde organiza a articulação nos 33 municípios prioritários. Os profissionais da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi vão estar durante todo o dia de amanhã (Dia “D”) recebendo e acompanhando informações das atividades realizadas nesses municípios, em relação as ações de combate a dengue. Segundo o responsável pela consultoria da dengue no Estado, Francisco de Assis Borges Moraes, a Secretaria Estadual de saúde realizou oficinas de capacitação e mobilização social de controle da dengue, nos municípios prioritários, como preparação para o Dia “D”. A campanha do Dia “D” de Mobilização da Dengue está sendo realizado em todo o país. O Ministério da Saúde já enviou cartazes e folderes, para que as secretarias possam fazer a divulgação e distribuir o material para todas as regionais, para que estas repassem aos municípios. Segundo dados do Ministério da Saúde o Piauí é o estado com melhor desempenho no combate a dengue da região Nordeste. Este ano o estado vem registrando uma queda mensal no número de casos. Março foi o mês com maior registro, 282. Desde então, a cada mês esse número baixa, fechando setembro com apenas 6 casos. O Estado conseguiu reduzir em 92% o número de casos de dengue. Esse empenho é fruto do trabalho realizado para eliminar os focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele se reproduz em água parada e limpa. Seus principais criadouros são os reservatórios de água e o entulho que fica sob a chuva. O Estado O supervisor de Combate à Dengue da Sesapi, Antônio Manuel, explica como o estado conseguiu diminuir a infestação. “O controle do vetor é feito através da eliminação e do tratamento de depósitos. Em alguns municípios, foram realizadas algumas campanhas de mutirão de limpeza, arrastão de limpeza. Então o índice de infestação é, em geral, baixo. Alguns municípios ainda têm o índice de infestação alto, cerca de 5 ou 6%, mas são poucos os municípios, em geral são 2, ou menos de 1%” Manoel ressalta como a população pode contribuir para acabar com o mosquito da dengue. “Basta acondicionar bem o lixo, manter qualquer tipo de entulho que acumule água longe da chuva e cuidar bem dos reservatórios de água, como caixas d´água, cacimbas e tonéis”, explica. Municípios vencem batalha contra a dengue Três municípios piauienses têm o que comemorar nessa data. Alto Longá, Coivaras e Campo Maior apresentaram um número pequeno de casos da doença segundo dados da Secretaria da Saúde do Piauí. Alto Longa teve dois casos e Coivaras e Campo Maior apenas um. Os dados acompanham o bom resultado que o estado conseguiu este ano, com uma redução de 93% dos casos em comparação com o ano passado. Mais informações: 216-3602- 9972 2176 ( Antonio Manoel-coordenador da dengue) e 9981 0999 (Reijane-coordenadora da Vigilância Ambiental)