A coordenadora Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias, esteve reunida sexta-feira (19), no Metropolitan Hotel, com o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Fernando Cupertino, representantes de diversos órgãos de saúde públicos e privados e técnicos do Canadá. O objetivo da reunião foi discutir a criação de um centro para atender pessoas com deficiência a exemplo do Centro de Reabilitação e Readaptação de Goiânia. O convite foi feito através da Fundação Municipal de Saúde. Segundo Fernando Cupertino, o centro construído em Goiânia teve o apoio do Governo do Canadá e seguiu o modelo adotado no Centro de Reabilitação de Montreal, hoje referência para todo o mundo. “Esse centro foi criado após a Segunda Guerra com o intuito de cuidar dos soldados mutilados durante os combates, e hoje ele é uma referência mundial”, explicou Cupertino. Rejane Dias ficou muito interessada no modelo jurídico adotado pela administração do centro de Goiânia e diz que o estado tem todo o interesse em firmar parcerias. “Já começamos a construção do Centro Integrado de Reabilitação que vai funcionar próximo a Maternidade Evangelina Rosa. Seria de grande importância se pudéssemos firmar uma parceria entre o Governo do Canadá, o município e o Estado”, declarou Rejane Dias. Ela inclusive esteve em Goiânia há sete meses e conheceu o Centro instalado na capital. O Centro de Goiás foi criado há três anos e hoje faz, em média, 700 atendimentos ambulatoriais diários, sendo que possui 60 leitos, onde a maioria das internações, são de lesões medulares. O atendimento é predominantemente feito através do SUS, mas o centro também possui convênios com entidades particulares. “A idéia é mostrar o exemplo de Goiás para o mundo, principalmente no continente africano, onde a população de mutilados é muito grande”, afirmou Fernando Cupertino.