O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, vem oferecendo diariamente palestras, oficinas e seminários gratuitos aos trabalhadores com ou sem vínculo empregatício. Com o objetivo de potencializar os talentos, capacitar os profissionais e informa-los dos seus direitos, o Cerest, um órgão da Secretaria Estadual da Saúde, oferece serviços nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, entre muitos outros.
“Os treinamentos vêm acontecendo de segunda a quinta-feira, nos horários de 14h30, 16h30 e 18h. Todas as palestras, oficinas e seminários são gratuitos e os participantes recebem certificados”, explica a diretora do Cerest, Tatiana Chaves.
De acordo com ela, os treinamentos realizados atualmente no Cerest são: Técnica Vocal em Telemarketing: atendimento por telefone, em que o público são as recepcionistas e telefonistas; Cultivando e Motivando as Relações Interpessoais; Alimentação Saudável e Bem-estar Físico e Direito Trabalhista e Benefícios Previdenciários. “Os treinamentos estão acontecendo de segunda a quinta e têm o número de horas/aula diferente. Alguns têm 2hrs/aula, outros 8hrs/aula. Todos os treinamentos são dados pelos profissionais do próprio Centro de Referência do Trabalhador”, diz a diretora.
Qualquer trabalhador que quiser fazer as palestras, seminários ou oficinas basta ligar para o Cerest, para o telefone 216-3661 e se inscrever. O Cerest fica na Rua Pernambuco, 2464, Primavera.
Raios X
Os aparelhos de Raios X defeituosos serão substituídos nos hospitais. Através do trabalho
com os profissionais ligados a radionização ionizante, cujo maior objetivo é garantir a segurança e qualidade de vida no trabalho, o Cerest e o Ministério da Saúde vão fazer a substituição dos aparelhos já inspecionados.
“Os aparelhos de raios x que tiverem sem funcionamento ou com defeito terão um laudo de inspeção do Cerest. Esses aparelhos deverão ser substituídos por um equipamento novo nos hospitais. Os aparelhos serão dispensados pelo Ministério da Saúde através do Cerest e em breve começaremos a fazer esses laudos, garantindo mais saúde a esses trabalhadores”, explica Tatiana Chaves.