O trânsito é uma das maiores causas de morte no mundo todo. No Brasil e no Piauí, os números são assustadores. Para avaliar e criar estratégias de prevenção dos acidentes no trânsito, o Hospital Regional Justino Luz realizou no último sábado o 1º Fórum sobre Acidentes de Trânsito na Macrorregião de Picos. O fórum, promovido em parceria com os acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, teve como referência pesquisa realizada no Hospital Justino Luz sobre o número de ocorrências de trânsito atendidas no Pronto Socorro. No hospital são atendidos, além dos pacientes do município de Picos, pessoas das cidades circunvizinhas como: Oeiras, Simplício Mendes, Itainopolis, Vera Mendes, Sussuapara, Bocaina, Ipiranga, Dom Expedito Lopes, Jaicós, além de pessoas vindas de Pernambuco e Ceará. "A pesquisa é referente a seis meses. Foi realizada de março a agosto de 2004. Nesse período, foram registrados 557 ocorrências. 336 delas são de pessoas de Picos. A grande maioria, 450, foram com acidentes de motos e as maiores causas são alta velocidade e embriaguez" explica o diretor do hospital, Tiago Pinheiro, acrescentando que entre essas pessoas foram registrados quinze óbitos e a grande maioria da faixa etária vítima dessas acidentes é de 18 a 25 anos. Participaram do Fórum representantes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Detran, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. De acordo com o diretor, o Fórum também pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades competentes da importância de se traçar um plano para diminuir os acidentes de trânsito. "Pretendemos informar a sociedade e as autoridades competentes sobre os números de ocorrências e tentar que, a partir do fórum, sejam planejadas estratégias para diminuir o número de ocorrências e conseqüentemente, diminuirmos os altos custos com o atendimento de vítimas do trânsito", explica o diretor. Durante o evento, foram realizadas uma série de palestras. Além da explanação dos dados registrados na pesquisa, foram realizadas palestras com os seguintes temas: Primeiros Socorros no Pronto Socorro do Hospital, Os Custos Hospitalares dos Traumas de Trânsito, Primeiros Socorros Vias Públicas e As competências do Detran. Para Tiago Pinheiro, a meta é que no segundo ano do Fórum já se apresente números menores em relação aos acidentes de Trânsito. "A representante do prefeito eleito garantiu que a nova gestão irá estudar os números e buscar formas para diminuir esses acidentes, poupando vidas", disse Pinheiro.