O secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, viaja hoje para São Paulo, onde irá participar do Seminário Internacional Reforma do Sistema Hospitalar Brasileiro, que acontece do dia 30 de novembro a 2 de dezembro. O evento é uma promoção do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Além do secretário, participam do evento as diretoras do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia, do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, Márcia Astrês, da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Oneide Rocha, e do Hospital Infantil Lucídio Portela, Antônio Macedo, além da Diretoria da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Dra. Marília Futini.
Durante os três dias do evento, estudiosos e autoridades do setor hospitalar do Brasil, Cuba, Espanha e França vão apresentar e discutir questões referentes a modelos de gestão, financiamento, organização, planejamento e gestão da rede. Cerca de 1500 pessoas devem participar do evento.
Para o secretário Bruno Figueiredo, “o evento será de extrema importância, uma vez que irá permitir uma ampla discussão sobre o sistema de saúde do país e compartilhar experiências com gente de todo o mundo”, afirma.
No seminário, técnicos do ministério apresentarão as ações que têm sido desenvolvidas pela pasta, tendo em vista a reforma da atenção hospitalar brasileira que hoje é praticada. Atualmente, 6233 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde constam no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Além da grande diversidade das instituições, a atenção hospitalar vem passando por mudanças no Brasil e no mundo.