Os profissionais responsáveis pelo Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) estão promovendo campanha de sensibilização, através dos meios de Comunicação, às mulheres que estiverem amamentando, para que façam doação de leite.
A campanha de doação será intensificada devido ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que será realizada dia 15 deste mês, em todo o país, pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a supervisora do Banco de Leite da MDER, Theomas Gomes Pereira, os critérios para as doadoras são: estar amamentando e sadias. As mulheres interessadas em doar leite humano podem ligar para os telefones: 193, do Corpo de Bombeiros ou o 228-2022, do disque Amamentação.
Para doar basta dar o nome, endereço e um ponto de referência, que os auxiliares de Enfermagem da maternidade irão até a residência da pessoa. O mais importante, segundo Theomas, é que a mãe doadora tenha o cuidado de acondicionar o leite retirado em um vidro de maionese ou de café solúvel higienizado.
“A mãe deve guardar o leite acondicionado em vidro, no congelador ou frezzer, para mantê-lo em bom estado de conservação”, diz a supervisora.
No momento, a Maternidade Dona Evangelina Rosa está com um estoque de leite para apenas dois dias e também faltam vidros para acondicionar o leite. “Nós sempre trabalhamos no vermelho”, comenta Theomas, acrescentando que a maternidade necessita de uma média de cinco litros de leite por dia para suprir a carência.
A supervisora ressalta que é importante que a mãe doadora espere a equipe de profissionais da Maternidade. “Se o Corpo de Bombeiros não puder ir, nós faremos o possível para pegar o leite em nosso carro dentro de no máximo cinco dias”, diz Theomas Pereira.
Vale ressaltar que o leite armazenado no Banco de Leite é importante para crianças pré-maturas ou recém-nascidas ou que tenham algum tipo de problema e são impedidas de ficar com a mãe.
Mais informações podem ser feitas através do telefone: 228-2022-falar com Theomas Pereira (supervisora do Banco de Leite).