A Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, está realizando Oficina sobre Vigilância Epidemiológica do Óbito de Mulheres em Idade Fértil. A oficina é destinada aos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) e técnicos do setor de Epidemiologia das secretarias municipais.
A Oficina sobre Vigilância Epidemiológica do Óbito de Mulheres em Idade Fértil começou a ser realizada na cidade de Teresina, na 4ª Regional de Saúde. No dia 10 deste mês, a oficina estará será ministrada na em Floriano. Dia 14, a oficina segue para Bom Jesus e dia 16 é a vez do município de Corrente. Sempre no horário de 8h às 18 h.
De acordo com a coordenadora de Atenção à saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, todos os 222 municípios do Estado irão participar da oficina, que tem como objetivo discutir com profissionais de saúde, o sistema de investigação do óbito de mulheres em idade fértil (MIF) e estabelecer o fluxo da informação no Estado.
“Com essas informações, a partir de janeiro de 2005, deverá ser implantado o sistema de investigação de todos os óbitos de MIF, com vistas a identificar as causas e os fatores determinantes, e assim, podermos direcionar melhor os recursos e as ações, para a redução dessas mortes no Piauí”, acrescenta Auzenir Moura Fé.
Um dos fatores importantes de acordo com Auzenir, é que a oficina está sendo realizada de modo descentralizada, nas sedes dos municípios das macro-regiões.
As palestrantes do evento serão as coordenadoras Auzenir Moura Fé e Zenira Martins. Entre os temas que serão debatidos durante a oficina estão: Portarias do Ministério da saúde, qualidade da informação: Óbito de mulheres em idade fértil e instrumentos de notificação e de investigação de óbitos de mulheres em idade fértil.
Entre as causas de morte em mulheres estão:
Eclampsia 2003 2004
08 05
Hipertensão 05 03
Hemorragia 05 07
Infecção 04 01
Embolia 00 02
Aborto 01 02
Complicações anestésicas 2003 2004
01 00
Outras causas 10 10
Mais informações pelo telefone: 216-3567 ou 9987-1729