A Secretaria Estadual da Saúde já está fazendo o teste do pezinho. As amostras dos exames de triagem neonatal, que não eram feitos pelo Governo do Estado, já começaram a chegar ao Laboratório Central. No máximo em cinco dias os exames são reenviados para os municípios. Os critérios de escolha dos municípios, que fazem parte do piloto do programa, foram estabelecidos pelo Ministério da Educação em parceria com a Sesapi. “Foi levado em consideração especialmente os lugares que já tinham assinado o convênio para fazer o exame”, explica Gardênia Wal, coordenadora de Atenção aos Portadores de Deficiência da Sesapi. Outro critério indicado pelo Ministério foi a distância entre os municípios escolhidos e a capital do Estado. “Nesse primeiro momento, os municípios escolhidos são os que estão mais próximos do Laboratório Central, em Teresina. Depois de verificarmos como os processos estão indo, vamos começar a estender os exames para todos os municípios, inclusive os mais distantes”, ressalta Gardênia. De acordo com o diretor do Lacen, Evaldo Hipólito, já começaram a chegar os exames ao laboratório. “Já recebemos dezenove amostras de Piripiri. O resultado será reenviado em no máximo cinco dias. Caso tenha algum resultado positivo faremos uma busca ativa emergencial desse paciente”, explica Hipólito. Os municípios que já estão fazendo o exame de triagem neonatal, através da Sesapi e Ministério da Saúde são os seguintes: Campo Maior (Hospital Regional de Campo Maior), Piripiri (Hospital Regional Chagas Rodrigues), Esperantina (Maternidade Municipal de Esperantina), José de Freitas (Hospital Nossa Senhora do livramento), Elesbão Veloso (Posto de Saúde Ismênia Gomes Monteiro), Valença (Hospital Regional Eustáquio Portela), Pimenteiras (Unidade Mista de saúde Mônica Reis Santas), Água Branca (Posto de saúde santa Luzia), Barras (Hospital Regional Leônidas Melo), Pedro II (Hospital estadual Josefina Getirana Neta).