O secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, foi uma das presenças do primeiro dia do Encontro de Prefeitos Eleitos, promovido pela Associação Piauiense dos Municípios. Na oportunidade, o secretário discorreu sobre o tema “Painel sobre a Saúde dos Municípios”, que também teve como palestrantes Inácio Pereira, representante da Unidade Regional DATASUS / PI, representantes do COSEMS e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Airton Silva. Em sua palestra, o secretário falou de alguns projetos desenvolvidos pela secretaria, dentre eles, o Hospital de Pequeno Porte, que será implementado a partir de 2005. Através dele, mudará a lógica de financiamento de 77 unidades de saúde do Estado, sendo que todas estas unidades serão reestruturadas. Bruno Figueiredo destacou a importância de projetos como o SAMU, do Governo Federal, já em funcionamento em Teresina e que deverá ser implementado em outras macrorregiões do Estado no próximo ano. Além disso, o secretário afirmou que, também em 2005, serão implantados mais quatro Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) no Estado. “Atualmente, o Estado possui apenas um Cerest, que funciona em Teresina oferecendo diversas atividades e cursos de capacitação para os trabalhadores de todo o estado. Queremos aumentar a cobertura deste centro, visto a importância de se cuidar também da saúde de forma preventiva”. O secretário finalizou sua participação do encontro falando da implantação da Farmácia Popular, programa do Governo Federal que irá garantir o fornecimento de mais de 80 tipos de medicamentos por preço de custo, ou seja, até 80% mais barato que o preço pelos quais estes remédios são vendidos nas farmácias comerciais.