Está prevista para ser inaugurada na segunda quinzena deste mês, a Farmácia Popular de Teresina, que irá funcionar à Rua Félix Pacheco, Nº 511, no centro da cidade, onde funcionava a antiga farmácia do Iapep.
A farmácia foi idealizada com o objetivo de atender a população que tem dificuldade para realizar o tratamento, por causa do preço dos remédios. Nas farmácias os produtos serão adquiridos pelo valor de custo, que, em alguns casos, chegam a ter abatimento de 85% do preço em que o medicamento é vendido nas farmácias comerciais.
O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS) da Secretaria Estadual de Saúde, Mário Abel Barros, enfatiza que não é propósito da farmácia parar o fornecimento de medicamentos da farmácia básica e de outros programas e sim fornecer medicamentos de baixo custo.
Mário Abel diz que serão aproximadamente 90 itens de medicamentos, indicados para as doenças de maior incidência no país. Para ter acesso ao programa, a pessoa interessada deve se dirigir à Farmácia popular, munido de receita médica ou odontológica.
A Secretaria Estadual de Saúde ficará responsável pela manutenção dos recursos humanos e a FioCruz é a responsável pela manutenção dos medicamentos. No Brasil, o programa foi implantado há pouco mais de seis meses e já foram disponibilizados mais de três milhões de apresentações de medicamentos.
Mais informações através do telefone: 216-3589 (Falar com Mário Abel- diretor da DUVAS).