Os serviços oferecidos nas praias de Luís Correia durante o feriado de reveillon melhoraram significativamente. Essa foi a avaliação das equipes a Vigilância Sanitária Estadual que inspecionaram todas as barracas das principais praias da cidade.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, o avanço se deu devido ao intenso trabalho de informação e fiscalização da diretoria. “Há dois anos estamos fiscalizando, orientando e acompanhando. Isso é reflexo de um trabalho intenso”, explica Tatiana.
Ao todo, dez pessoas fizeram parte das duas equipes da Vigilância Sanitária Estadual. Elas fiscalizaram todas as barracas das praias de Atalaia (40) e Coqueiro (14), quatro hotéis, fábricas de gelo, além de outros estabelecimentos. Durante as inspeções foram observadas as condições físicas dos estabelecimentos, as condições dos manipuladores no que se refere aos uniformes e utensílios utilizados, o condicionamento do lixo, destino dos dejetos, data de validade dos produtos, ventilação nos restaurantes, entre outras coisas. “As equipes observaram uma melhoria especialmente na higienização e na questão das instalações das barracas da praia de Atalaia”, diz a diretora, explicando que a questão das instalações físicas vai melhorar depois que a Piemtur padronizar as barracas da cidade, o que deve acontecer ainda esse ano.
Dos quatro hotéis fiscalizados pela Vigilância, apenas um não foi notificado. Os outros três apresentaram problemas com a estrutura, principalmente no que se refere à ventilação e iluminação dos ambientes, esgotos e caixas de gordura usada de forma incorreta. “Apesar da melhora nas barracas das praias, isso ainda não é suficiente. Em 2005 continuaremos fazendo um trabalho de fiscalização e orientação em todos os municípios do Piauí”, garante Tatiana Chaves.